segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

persona

Ultimamente eu tenho me decepcionado com algumas pessoas e fiquei pensando que na verdade me decepciono comigo mesma, afinal a expectativa sobre determinado comportamento de certas pessoas, foi só minha... então... eu é que tenho que arcar com as conseqüências da "decepção".

Mas como sempre fiquei analisando, viajando, pensando, no porque que criamos (na verdade eu) expectativas em cima das pessoas?! Pq é tão difícil olhá-las como realmente são?! será que daria a impressão (só impressão) de que o mundo é realmente bem vazio...frio...escuro...etc e tal?!

Enchergamos nas pessoas aquilo que queremos e vice-versa... qdo as máscaras caem, ou o tampão do olho sai, é que entra a decepção... afinal não somos bons o bastante para sermos "supridos" a todo momento.

Pensando sobre isso me fez lembrar do significado de persona para Jung, na psicologia analítica persona significa a máscara que utilizamos para sermos aceitos dentro de uma determinada sociedade, como se fossem papéis que utilizamos em várias situações. Olhando por esse lado, se estamos o tempo todo assumindo personas, quando somos nós mesmos?! será que somos?! e se somos, então somos mais podres ainda, afinal se temos que utilizar de persona para nos adaptarmos e convivermos em sociedade, entendo que esta não pode conviver com "seres humanos" como realmente somos...

É... será que já nascemos "podres" assim?! ou adquirirmos "isso" com o tempo?! será que nos ensinam a ser assim?! ou já nascemos com uma pré-disposição a podridão e nos desenvolvemos conforme a vida?! meo, sei lá... mas é algo para se pensar...

Um comentário:

CsO disse...

"Pq é tão difícil olhá-las como realmente são?!" Já parou pra pensar que talvez elas não se mostrem e fiquem presas nas máscaras de Diderot?